10 fevereiro 2012

BUSTO DE ANTÓNIO NOBRE


Inaugurado no
dia 18 de Março de 1941


Monumento oferecido à cidade e concelho de Penafiel, pela família do poeta António Nobre


Clicar na imagem

Sessão Solene nos Paços do Concelho de Penafiel

O sr. Padre Carlos Pereira Soares, ilustre presidente da Câmara de Penafiel, abriu a sessão para apresentar os oradores, citando os seus nomes: Teixeira de Pascoais, José Júlio, Silva Mendes e Carlos Sombrio, dedicando a cada um deles palavras de maior admiração. De seguida, convidou a assumir a presidência desta sessão, o Governador Civil substituto, o Sr. Dr. Sousa Machado. Este convida a tomarem parte dos lugares de honra na mesa, o Sr. Presidente da Câmara de Penafiel, Teixeira de Pascoais, Dr. António Machado, Dr. Morais Sarmento, delegado do P.R., e prof. Cipriano Barbosa. Assistiram ainda algumas pessoas da família de António Nobre.


OS DISCURSOS

O primeiro orador foi o Sr. Dr. Francisco da Silva Mendes, director do jornal “O Tempo”, que focou a figura moral e intelectual de António Nobre.

Em seguida, a menina Esmeralda da Conceição Alves recitou muito bem, sentidos versos, um poemeto do distinto poeta e jornalista Padre Moreira das Neves, consagrado a António Nobre.


Clicar na imagem

Seguidamente falou o distinto poeta José Júlio a quem em parte se deve a ideia desta homenagem.

Clicar na imagem

Falou depois o ilustre escritor e poeta Teixeira de Pascoais, figura do maior relevo no mundo literário. Seu discurso, precioso estudo da obra e da personalidade do Poeta e da sua época.

Por fim, usou da palavra o Sr. Dr. Sousa Machado, Governador Civil substituto, mostrando a sua grande admiração por António Nobre.


O CORTEJO

Após a sessão solene nos Paços do Concelho, organizou-se um cortejo, que se dirigiu ao Jardim Público, onde coberto com a bandeira do município, se erguia o busto de António Nobre.

Em torno do monumento aglomerava-se compacta multidão e, à volta do mesmo, muitas flores e um formoso ramo de cravos, a flor preferida e amada do Poeta.

Descerrou o busto a pequenina Maria Eugénia de Sousa Machado, filha do Sr. Dr. António Sousa Machado e sobrinha, por afinidade, do malogrado Poeta.


OS DISCURSOS

Carlos Sombrio, prestigiosa figura de intelectual, poeta, jornalista e distinto orador, proferiu um magnífico discurso, evocando a figura e a obra de António Nobre, com palavras de maior relevo, da maior beleza e do mais sentido entusiasmo.

O Sr. Dr. José Braga leu algumas palavras de Júlio Brandão sobre o poeta.

As gentis meninas Maria de Lurdes Medeiros Guimarães, Silvina Coelho e Maria José Teles de Meneses, recitaram com expressão, versos de António Nobre.

O Chefe da Secretaria da Câmara Municipal e nosso ilustre amigo Sr. Dr. Adelino Oliveira Osório, leu o auto de entrega do busto ao Município de Penafiel – entrega feita pela família do Poeta, e que foi assinado pelas pessoas de representação presentes.

O Sr. Dr. Luiz G.N. Guedes leu algumas palavras do Sr. Dr. Agostinho de Campos.

Findas as cerimónias, o Sr. Presidente da Câmara, ofereceu ao Sr Governador Civil substituto e demais convidados, nos Paços do Concelho, um Porto de Honra, durante o qual agradeceu a comparência de todos e saudou a imprensa.

Foram recebidos cartas e telegramas de várias individualidades entre as quais citaremos o Sr. Dr. Artur Marques de Carvalho, ilustre Deputado da Nação, D. Maria Gardina Andressen Chambers, Antero de Figueiredo e o Dr. Gaspar Baltar.


Teixeira de Pascoais

Sobre esta cerimónia, escreveu mais tarde o poeta amarantino, Teixeira de Pascoais o seguinte:

Clicar na imagem