05 dezembro 2011

THE BABY COCKS

THE BABY COCKS

1.º CONJUNTO ACADÉMICO DE PENAFIEL


Na década de 60 do século passado, nos tempos do Yé Yé, influenciados pelo conjunto inglês The Beatles, pelos portugueses Sheiks e pela música brasileira cujo maior ídolo da época era o Roberto Carlos, apareceram por todo o país, muitos conjuntos de garagem.

Em Penafiel, para além dos Aftas, apareceram também os The Baby Cocks.

Os Baby Cocks, foi o primeiro conjunto académico de Penafiel, já que todos os seus elementos eram estudantes na Escola Industrial de Penafiel. Os elementos que compunham os Baby Cocks eram os seguintes:

À bateria Carlos Couto, e às guitarras tínhamos o José Emílio, o Freire e o Adão Luís. Embora nesse tempo este conjunto fosse presença obrigatória nos Saraus dos Finalistas da Escola Industrial, é de outra actuação que vou falar.

Decorria o ano de 1969, e aproveitando o dia de Corpo de Deus, o Patronato da Sagrada Família levou a efeito na Praça do Mercado, um Festival Folclórico que esteve muito animado e concorrido.

O júri constituído pela Sr.ª Dr.ª D.ª Maria Fernanda de Almeida Rente, professor Joaquim José Mendes, escultor Júlio Margarido Carneiro Giraldes e eng.º António Amaro Correia atribuiu o 1.º prémio ao Rancho Folclórico de Paredes, o 2º prémio ao Rancho Folclórico de Santiago da Capela, o 3.º prémio ao Rancho Folclórico de Nespereira (Lousada), o 4.º prémio ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Sardoura (Castelo de Paiva) e o 5.º prémio ao Rancho Folclórico Infantil de Telme (Freamunde).

No intervalo deste espectáculo de danças e cantares regionais, actuou o conjunto penafidelense The Baby Cocks que deliciou os presentes com as suas interpretações, assim como o cançonetista José João cantou com agrado algumas canções.

O Jornal Notícias de Penafiel rasgava desta maneira alguns elogios ao conjunto “The Baby Cocks”:

Ao Conjunto “The Baby Cocks” os nossos parabéns e agradecemos sensibilizados a vossa lembrança em nos oferecer o cartão do conjunto autografado pelos componentes e permitam-nos um pedido: Continuem, Penafiel precisa dos jovens e das suas realizações.

Infelizmente, a vida militar esfrangalhou o conjunto, e como a vida por vezes nos troca as voltas, nunca mais se veio a reorganizar de novo o grupo, embora todos sabemos que o bichinho da música permanece nos seus elementos que por vezes nos vão brindando, quer nos encontros anuais dos alunos da Escola Industrial de Penafiel que se realizam no 1.º sábado do mês de Junho, quer no Grupo das Guitarras de Fado de Penafiel e na festa do Cinquentenário da Escola Industrial de Penafiel que se realizou no dia 8 de Outubro de 2011, se fizeram sentir os efeitos do conjunto “The Baby Cocks”.

Penso que se pode aplicar perfeitamente aos elementos do conjunto “The Baby Cocks”, a célebre teoria do químico francês Antoine Lavoisier, “ nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, porque a música, essa continua.