01 abril 2010

FELIZ PÁSCOA


Depois da limpeza feita às casas, das almas purificadas, e da queima do Judas, os cristãos e não só, preparam-se para receber a Visita Pascal ou Compasso.

Sou do tempo em que o mesmo trazia banda de música, na Rua do Paço as pedras eram cobertas com hera trazida e espalhada pelos empregados do Colégio do Carmo, havia foguetes no Sameiro e em outros locais da freguesia, e depois do almoço ia-mos ao quartel dos bombeiros na altura situado na Avenida Sacadura Cabral ver e ouvir a sirene do quartel dos bombeiros e as buzinas e sinetas dos carros dos bombeiros a soarem e a tilintarem, anunciando a chegada e a saída do Compasso.

No final da tarde de Domingo de Páscoa, as cruzes juntam-se ao fundo da Rua do Carmo e sobem até à Igreja Matriz, onde são lançados foguetes, anunciando o recolher do Compasso seguindo-se a última missa do dia.

Noutros tempos que não os de agora, o pároco auxiliado por outros padres (estou-me a lembrar dos Padres Cunhas naturais de Penafiel, ou de frades pertencentes à Ordem Terceira Franciscana do Calvário), ou um simples seminarista encabeçavam o Compasso, acompanhados pelos homens da cruz, da caldeira com água benta, da cesta ou bolsa para recolher o folar, todos eles vestidos com opas, precedidos dos miúdos da campainha.

Hoje em Penafiel, o Compasso já só é formado por leigos, pelo que já ninguém dá a estola a beijar.

A todos desejo uma Feliz Páscoa, e para matarem algumas saudades do antigamente, aí vão algumas fotos, do tempo em que o Pároco visitava a casa dos seus paroquianos.