18 janeiro 2010

NINGUÉM NOS OUVE

NINGUÉM NOS OUVE
(A Nossa Terra)

Por incrível que pareça, pertenço a uma categoria de pessoas em vias de extinção, que são os moradores da zona dita histórica e pedonal da cidade de Penafiel.

De uns tempos a esta parte, foram afixadas nesta zona placas com os seguintes dizeres: “COLABORE NA PRESERVAÇÃO DESTA RUA”.

Sabendo nós, que tanto os automobilistas como as pessoas circulam em todas as ruas da urbe, e como as ditas placas só se encontram nesta zona da cidade, por exclusões de partes, facilmente se chega à conclusão que as mesmas não se destinam a eles (senão havia placas em todas as ruas), mas sim a quem aqui vive e trabalha como se fossem uma data de javardos.

Como se isto não bastasse, há moradores acamados cujo apoio ao domicílio é necessário, sendo o mesmo brindado com multas, em virtude dos parcómetros estarem avariados e haver pessoas que estacionam lá horas a fio, impossibilitando a tão desejada rotatividade.

Já aconteceu, que pessoas faleceram nesta zona, e à sua porta é colocado um forró em altos decibéis até altas horas da noite, mostrando uma insensibilidade assim como uma falta de respeito para não chamar outra coisa, para com a família enlutada.

É esta a qualidade de vida que nos foi imposta com a criação da zona dita histórica e pedonal, em troca do sossego que possuíamos.

Aos moradores que nem sequer podem vir almoçar a suas casas sem pagar uma tença à empresa privada Penafiel Parques, foi-lhes criada uma ilusão de óptica.

Durante a noite, melhor dizendo das 19h até às 9h do dia seguinte, as bolsas de estacionamento estão aos moradores destinadas segundo as placas lá afixadas. Porém, acontece que todo o mundo tem acesso à zona, sendo os ditos lugares ocupados por gente que não ali mora.

Para que seja transformado este direito virtual em real, foi entregue no dia 31 de Agosto de 2009, no Gabinete da Mobilidade um abaixo-assinado de moradores e comerciantes com 75 assinaturas, endereçado ao Sr. Presidente da Câmara apontando algumas sugestões para resolver esta situação.

Até ao dia de hoje, ainda ninguém se pronunciou sobre este caso.

Já que a técnica (de gabinete) especialista em mobilidade não dá ouvidos aos moradores, faço votos que não faça ouvidos moucos ao Secretário-Geral do Eixo Atlântico o galego Xoán Vázquez Mao, que considera fundamental que “ não se pode fazer uma cidade contra as pessoas”, caso contrário estamos a contribuir para a morte das cidades.

Espero que o galego Xoán tenha mais sorte que os moradores da zona dita histórica e pedonal de Penafiel.

- O tempo o dirá! …. A ver vamos.

Notícia de última hora...
O promotor do abaixo-assinado, 5 meses depois de o ter entregue na Câmara Municipal de Penafiel, foi finalmente recebido no dia 25 de Janeiro de 2010, pela vereadora Eng.ª Paula Teles.
Agora, aguardemos que das palavras aos actos, não demore tanto tempo.