27 fevereiro 2010

JOSÉ AFONSO

JOSÉ AFONSO

Fez no passado dia 23 de Fevereiro de 2010, 23 anos sobre a morte de José Afonso. Nem a imprensa escrita, nem falada, nem audiovisual, debitou algo sobre este homem que cantou Abril, antes de Abril, e se tornou num símbolo da resistência na década de 70 do século passado.

Devido à conjuntura sócio-politica de Portugal, ainda hoje (infelizmente), canções como “Os Eunucos” ou “Os Vampiros”, estão mais que actuais.

Se os governantes de ontem e de hoje olham de esguelha para José Afonso, graças a Deus que vivemos com a Galiza aqui mesmo ao lado.

Enquanto é ignorado na sua pátria, ainda no ano passado, melhor dizendo no dia 10 de Maio de 2009, em Santiago de Compostela foi inaugurado um parque com o seu nome.

O Parque José Afonso, situa-se junto ao complexo Burgo das Nácions, onde actualmente se concentram várias residências universitárias, e onde em 1972 Zeca Afonso cantou pela primeira vez em público “Grândola Vila Morena”, na sua digressão pela Galiza.

Se os galegos de Santiago de Compostela associam o nome de José Afonso à história da sua cidade, por terras lusas, a palavra de ordem, é apagar da memória de todos o seu nome.

Triste sina a nossa, ao termos uma RTP paga com os nossos impostos, e que entende que o serviço público, não passa por dar a conhecer a vida e a obra de José Afonso às novas gerações, mas sim um jogo de futebol do Inter de José Mourinho.

Todos os seres humanos são eternos enquanto durar a sua presença na memória dos seus familiares e amigos. Os grandes artistas têm o condão de, para além das suas obras, criarem famílias novas, que crescem dia a dia, como ondas circulares num lago, famílias que muitas vezes continuam a crescer exponencialmente, conquistando gerações, muito para além da sua morte física.

O Zeca é desses!... Vive intensamente nas cantigas que nos estremecem, como constantes despertares, no brilho dos olhos das pessoas que amam a liberdade.

Fiquem com este vídeo de uma emissão da Televisão Galega.

“Grândola” – Portugueses, Galegos & Companhia

(José Afonso)


1 Comments:

Blogger Fernando Beça Moreira said...

Bravo amigo Fernando Oliveira. Ainda bem que não te esqueceste do grande Zeca.
Lembras-te de quando fomos a Viana do Castelo ver o "maior espectáculo do mundo" por apenas 450$00 de homenagem ao autor de "venham mais cinco"? Por dez reis de mel cuado,podemos ver o Janita, o Vitorino, Trovante, Sérgio Godinho, Francisco Fanhais, grupo de guitarras de Coimbra entre muitos outros..
Um abraço do Beça Moreira

4:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home