21 novembro 2009

ANDOR DE S. MAMEDE

O ANDOR DE S. MAMEDE



Nos dias 24 e 25 de Outubro de 2009, a Ordem Franciscana Secular de Penafiel, celebrou o jubileu dos 350 anos da sua fundação.

Durante as celebrações, foi apresentada e benzida uma tela a óleo, com seis metros por três, pintada à mão por um franciscano secular desta Fraternidade, tela que foi colocada no trono da Igreja do Calvário.

Pelas 17 horas do dia 24 de Outubro, foi realizada uma procissão em louvor a S. Francisco de Assis, no contexto dos 800 anos da Vocação Franciscana.

O andor de S. Mamede que abria esta procissão, foi levado aos ombros pelas ruas da cidade de Penafiel por estudantes universitárias.

Se à primeira vista nada há de especial, quem sabe um pouco de história deste chão que é a nossa terra, sabe que este andor não foi por acaso, transportado por estudantes.


No tempo em que o povoado da Arrifana, se estendia pela Rua do Carmo até à Igreja Matriz, um grupo de estudantes fundou a confraria de estudantes de Arrifana de Sousa.


A 17 de Junho de 1637, o tabelião público Manuel de Sousa Rocha lavrava uma escritura, pela qual Francisco Fernandes Galego e sua mulher Ana Ribeira doavam aos estudantes a ermida de S. Salvador, que possuíam no Rocio das Chans (hoje Praça Municipal, no local onde funcionou o Cine Teatro S. Martinho, nessa altura situada fora do povoado).


Pediram os estudantes para ali erigirem uma outra ao bem-aventurado S. Mamede, seu patrono que todos os anos festejavam a 17 de Agosto.


Quando os estudantes deixaram de administrar a Capela de S. Mamede, a confraria desapareceu, o que quer dizer que eram os estudantes que a constituíam.

Votado ao abandono o pequeno templo foi profanado, convertido pela guarda em paiol da pólvora e ponto de encontro da miséria humana.


Em 1837, tendo chegado aos ouvidos dos Irmãos Terceiros que a câmara recebera ordem superior para mandar demolir a capela de S. Mamede agora em ruínas, apressaram-se a pedi-la para sacristia da Igreja do Calvário em construção.


Assim, poderemos dizer que a capela de S. Mamede serve actualmente de sacristia à Igreja do Calvário onde repousa a imagem de S.Mamede.

Embora sem confraria de estudantes, ontem como hoje, ombro a ombro, lado a lado, os estudantes incorporaram-se com toda a pompa e galhardia nesta procissão Franciscana com o seu patrono S. Mamede.