16 novembro 2016

JARDIM ESCOLA JOÃO DE DEUS DE PENAFIEL

JARDIM ESCOLA
JOÃO DE DEUS DE PENAFIEL



João de Deus de Nogueira Ramos, mais conhecido por João de Deus, nasceu no dia 8 de Março de 1830 e faleceu no lugar da Lapa, em Lisboa, no dia 11 de Janeiro de 1896, com 65 anos.


João de Deus, foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal. 

 


Nos primeiros anos que viveu em Lisboa, João de Deus, estabeleceu-se no Café Martinho. Quem ali entrasse a qualquer hora, tinha a certeza de encontrá-lo, discutindo ou cavaqueando placidamente.

Na própria noite do seu casamento esteve, como de costume, na sua palestra do café.

Um dia porém desapareceu para sempre daquelas mesas, recolhendo-se definitivamente no seu modesto quinto andar e vivendo unicamente para a esposa e filhos.

Foi nesse isolamento cheio de encanto que o ilustre poeta meditou e compôs a Cartilha Maternal.

Parte de um texto de Joaquim de Araújo



A Cartilha Maternal foi publicada em Portugal em 1876; em 1888 as Cortes portuguesas (parlamento) escolheram-na como método oficial de aprendizagem da leitura. A partir de 1911, a Primeira República alargou a rede de instrução pública, espalhando Escolas Primárias por quase todos os centros urbanos, promovendo a difusão da Cartilha Maternal.



Antes e depois das Escolas Primárias públicas, João de Deus, os seus amigos e descendentes estabeleceram em 1882 uma rede de escolas autónomas, originalmente designada “Associação das Escolas Móveis pelo Método de João de Deus”. Essas escolas evoluíram para Jardins Escolas e escolas fixas.

A mais antiga escola infantil de Portugal começou a funcionar há 100 anos, em Coimbra, como resposta da Associação de Escolas Móveis pelo Método João de Deus a “tanta desorientação em assuntos educativos” no final da monarquia.
Implantado num terreno doado pela Câmara Municipal, junto ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o primeiro Jardim-Escola João de Deus custou 4500$000 réis.
O projecto foi concebido segundo as orientações pedagógicas de João de Deus Ramos, filho do poeta João de Deus e autor da “Cartilha Maternal”, pelo arquitecto Raul Lino, que o ofereceu aos promotores.



No dia 8 de Março de 1991, foi inaugurado oficialmente o Jardim Escola João de Deus, em Penafiel, com a presença do então Ministro da Educação Roberto Carneiro, ou seja, comemorou este ano um quarto de século de existência nesta cidade este estabelecimento de ensino. 

Justino do Fundo com Roberto Carneiro
 
O imóvel onde o mesmo funciona, na Avenida José Júlio em Penafiel, foi projectado e delineado pelo grande arquitecto Matosinhense, Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, internacionalmente conhecido por Siza Vieira, e o mais premiado arquitecto contemporâneo português.


No dia da inauguração, foram lembrados os Homens que em tempo oportuno lançaram os pilares daquela construção, de entre os quais é digno destacar o Professor Doutor José Augusto Seabra, ao tempo Ministro da Educação e o Dr. José Vieira Mesquita na altura Director-Adjunto do Ministro da Educação, com o auxílio prestimoso e eficaz da Associação de Jardins Escolas João de Deus, dignamente representado pela sua Presidente D. Maria da Luz Deus Ramos.


Os oradores versaram temas sobre a criação destes polos tão importantes do ensino básico, tão necessário e indispensável na formação de Homens e Mulheres de sólida formação.


JOSÉ AUGUSTO SEABRA

Todo o executivo camarário chefiado pelo seu Presidente Justino do Fundo esteve presente, o Professor Doutor José Augusto Seabra (embora tenha chegado atrasado por motivos imprevistos, lá cumpriu a promessa de estar presente na sua inauguração), bem como entidades da vida social da cidade representadas em grande número.


Vinte e cinco anos depois, o Jardim Escola João de Deus em Penafiel, é um estabelecimento de ensino de referência nesta cidade, graças ao esforço e dedicação de todos que dele fazem ou fizeram parte.