02 dezembro 2020

CRIAÇÃO DA ESCOLA INDUSTRIAL DE PENAFIEL

15 DE DEZEMBRO DE 2020

FAZ 60 ANOS

QUE FOI CRIADA 

A ESCOLA INDUSTRIAL

DE PENAFIEL

 


No dia 8 de Outubro de 1960, espalha-se a notícia que Penafiel ia ter no próximo ano a Escola Industrial que tanto ansiava a funcionar.

 



As forças vivas da cidade de Penafiel, no dia 10 de Outubro, organizaram uma manifestação de agradecimento e apoio ao Governo da Nação e ao Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr, Francisco da Silva Mendes.

Em nome do povo tomou a palavra o professor Albano Morais, que sugeriu a ida a Lisboa de uma comissão de penafidelenses para testemunhar o apreço do concelho a Sua Excelência o Ministro da Educação Nacional, Francisco de Paula Leite Pinto.

 



A comissão foi composta com representantes da Câmara Municipal de Penafiel, e dos organismos locais, que se fizeram acompanhar pelo Sr. Governador Civil do Distrito, Dr. Elísio Pimenta e do deputado por este círculo, Sr. Tenente Coronel Aires Martins.



Dessa comissão faziam parte os senhores: Dr. Francisco da Silva Mendes, Presidente da Câmara, Joaquim Ribeiro, António Huet Bacelar, professor Joaquim José Mendes e José E. dos Reis Melo, vereadores, professor Albano Morais, da Comissão Cultural do Ministério da Educaçao Nacional, Dr. Joaquim da Rocha Reis e Dr. Francisco Brandão, da Santa Casa da Misericórdia, Eduardo Gomes Peixoto, do Grémio do Comércio, Professor José da Rocha Nunes, Delegado Escolar de Penafiel, Adriano Alves Barbosa, dos Bombeiros Voluntários, Francisco Inácio Lopes Cepeda, do Sindicato dos Caixeiros e Rui A. Nogueira Guedes, pelos penafidelenses na capital.

A comissão foi recebida pelo Ministro da Educação Nacional que agradeceu os cumprimentos, dizendo que foi feita justiça aos penafidelenses que j+a há muito mereciam um estabelecimento de ensino do género do que agora foi criado.




No dia 15 de Outubro de 1960, é publicado na I Série do Diário do Governo, o Decreto N.º 43401, a criação da Escola Industrial de Penafiel, onde será administrado o ensino:



a) Do Ciclo Preparatório

b) De Formação Electromecânico, com acesso aos Institutos Industriais.

c) De Formação Feminina (criado pelo Decreto-Lei de 15 de Dezembro de 1960), com os seguintes acessos:

a) Em 3 anos, Formação de Mestras de Trabalhos Manuais Femininos e Lavores.

b) Em 4 anos, entrada directa nas Escolas do Magistério Primário. 




O Decreto 43401, é assinado por: Américo Deus Rodriguez Thomaz, Presidente da República, António de Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros, Arnaldo Schulz, Ministro do Interior, António Manuel Pinto Barbosa, Ministro das Finanças, Francisco de Paula Leite Pinto, Ministro da Educação Nacional e José do Nascimento Ferreira Dias Júnior, Ministro da Economia.




A Escola Industrial de Penafiel, viria-se a instalar na freguesia de Milhundos, num prédio onde funcionava o Internato Margarida Alves de Magalhães, cedido À Câmara Municipal de Penafiel, pela Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.

Em virtude da Câmara não ter verba no orçamento ordinário do corrente ano (1961), que permita custear as despesas com as obras de adaptação do edifício onde funciona o  Internato Margarida Alves de Magalhães, a Escola Técnica de Penafiel, mas tendo a Câmara no seu orçamento inserido a verba de 219.679$30 para aquisição de terrenos destinados a construção de edifícios escolares, resolveu solicitar autorização superior para, nos termos da parte final do parágrafo terceiro do artigo trezentos e cinquenta e oito do Código Administrativo, aplicar a importância de 176.500$00, que já se encontra inscrito em orçamento para aquisição de terrenos para construção de edifícios escolares, nas obras de adaptação do imóvel destinado ao funcionamento da Escola Técnica de Penafiel. Autorização que viria a ser aceite.




Obras de adaptação

Esgotos e saneamento - Foi adjudicada ao empreiteiro Augusto Alves Ferreira a construção de fossas sépticas e os respectivos esgotos para saneamento pela quantia de 10.295$40.




100 Carteiras - Encomendadas à firma Almeida Silva & C.ª, ao preço unitário de 225$00, tendo esta que entregar as primeiras 50 até 15 de Julho e as restantes até 30 de Setembro de 1961.


Electrificação do edifício - Foram apresentadas oito propostas para o fornecimento de material eléctrico das seguintes firmas: Fausto e Almeida do Porto; J. Nascimento Cordeiro do Porto; Electrificadora Penafidelense desta cidade; AE o Lusitana de Electricidade do Porto; A Electrificadora do Porto; Siemens do Porto; Madureira e Soares do Porto e Philips Portuguesa também do Porto.


Na Acta da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Penafiel, de 6 de Julho de 1961, depois de analisadas todas as propostas, foi entregue à firma J. Nascimento Cordeiro, o fornecimento dos materiais destinados à instalação eléctrica da Escola Industrial de Penafiel, pelo preço total de 6.443$50.


Lousas - Foram encomendadas à firma José de Sousa Camilo, de Valongo, ao preço unitário de 144$00.


À firma de José Abrantes Ferreira de Penafiel, foram pagos 1.262$00 por fornecimento de matérias para obras de beneficiação do edifício onde irá funcionar a Escola Técnica.

 

A Leal & C.ª de Penafiel por fornecimento de madeira e outros materiais para as obras da Escola Técnica, foram pagos 16.136$00

 

A Direcção Geral do Ensino Técnico, forneceu *a Escola Industrial de Penafiel bastante mobiliário, que foi devidamente instalado.




Exames de Admissão

A Câmara Municipal de Penafiel, oficiou ás Câmaras do Marco, Amarante, Paredes e Çousada, para informar os interessados da realização dos Exames de Admissão e da entrega dos documentos.

A documentação para estudantes que pretendem efectuar Exames de Admissão na Escola Industrial de Penafiel, deve entrar na Secretaria da Câmara de Penafiel, até ao próximo dia 25 de Junho de 1961.

 


1.º Corpo Docente

A trás - Professora Alice, Dr. Hernâni da Silva Dias (Director), Arnaldo, Queirós e Beja.

Na frente - Helena, Madalena, José Luís e Branca. 

 

1.ª Chamada:

17 de Julho - 9 horas, Redacção. 10,30h Ditado.

18 de Julho - 9 horas, Desenho. 10,30h Aritmética e Geografia




2.ª Chamada:

24 de Julho - 9 horas, Redacção. 10,30h Ditado.

25 de Julho - 9 horas Desenho.  10,30h Aritmética e Geografia.




Sob a orientação do Director da Escola Industrial de Penafiel, Dr. Hernâni da Silva Dias, no dia 17 de Julho 147 alunos, realizaram as duas primeiras provas nos primeiros exames de Admissão na Escola Industrial de Penafiel. 




Serviço de Exames

Os resultados das provas escritas foram afixados no dia 25 tendo sido excluídos das provas orais os alunos n.º5, 48 e 147.

 

Provas orais:

Funcionará apenas um júri, sendo o seguinte o horário de exames:

Dia 28 às 10 horas - do n.º 1 ao n.º 9

Dia 28 às 15 horas - do n.º 10 ao n.º17

Dia 29 ás 10 horas - do n.º 18 ao n.º 25


Nos dias seguintes, entrarão 8 alunos em cada sessão. Os exames funcionarão na sala n.º1, com sessões de manhã e à tarde, excepto à 5.ª feira (só de tarde) e ao sábado só de manhã.


Aconselhamos no entanto, os interessados, a consultar as pautas afixadas na portaria da Câmara e na Secretaria da Escola. 


A Prova Oral constava do seguinte:

Leitura e análise ideológica de um texto simples (10 minutos)

Interrogatório sobre noções sumárias de história e geografia de Portugal (10 minutos)

Interrogatório sobre Aritmética e Geografia (10 minutos).

 

No dia 6 de Outubro de 1961, 144 alunos tomaram conhecimento das turmas a que pertenciam e os respectivos horários. Também os alunos foram avisados que as aulas começavam na próxima segunda-feira, dia 9 de Outubro de 1961.



Emblema da Escola Industrial de Penafiel, desenhado pelo Mestre José Luís


Embora estivesse anunciada para o dia 1 de Dezembro de 1961, a inauguração solene da Escola Industrial de Penafiel, a mesma não se veio a concretizar, ficando a mesma ser feita por Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Educação Nacional em data a determinar superiormente, a qual nunca veio a acontecer.




Embora hoje já não exista a Escola Industrial de Penafiel, nem a rua com o seu nome, nesses idos tempos dos anos 60 do século passado, Penafiel era o principal centro escolar do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.

 


Devido ao Covid 19, este ano de 2020 não foi possível realizar o almoço convívio dos antigos alunos da Escola Industrial e mais tarde também Comercial de Penafiel, mas para o ano que vem, 2021, deixo a sugestão aos promotores do mesmo, que se realize no mês de Outubro, quando faz 60 anos que a nossa escola, abriu pela primeira vez as suas portas para receber os seus primeiros alunos.

 

Promotores José Pacheco e Carlos Couto
 

Isto se a pandemia permitir... É claro!

 

Fernando Oliveira - Furriel de Junho