22 fevereiro 2018

INAUGURAÇÃO DAS VELHINHAS BANCADAS DE PEDRA

INAUGURAÇÃO DAS VELHINHAS 
BANCADAS DE PEDRA

- Você sabe quem inaugurou as velhinhas bancadas de pedra do Futebol Clube de Penafiel?



Pois é!... nada mais nada menos que o pai do actual Presidente da República Baltazar Rebelo de Sousa.



Em Junho de 1954, foi adjudicado ao empreiteiro José Ferreira Pacheco, a última fase que incluía para além do acabamento das bancadas, os balneários e instalações sanitárias, obra esta financiada pelo Estado Novo através do fundo de desemprego (gerido na altura pelo Major Arrochela Lobo ex-presidente da autarquia penafidelense), ficando o Estádio Municipal de Penafiel com este melhoramento a ser considerado como dos melhores no género na província.




Afim de proceder à inauguração das bancadas e algumas cantinas escolares construídas no concelho, visitou Penafiel, no dia 9 de Junho de 1957, Sua Excelência o Secretário de Estado da Educação Nacional Dr. Baltazar Rebelo de Sousa (pai de Marcelo Rebelo de Sousa), que se fazia acompanhar de Ex.mo Governador Civil do Porto, Dr. Elísio de Oliveira Alves Pimenta.

Dr. Elísio de Oliveira Alves Pimenta



A chegada destes ilustres visitantes, aconteceu por volta do meio-dia, sendo recebidos à entrada do concelho na Ponte das Coutinhas (que liga Paredes a Penafiel), por grande número de pessoas da cidade de Penafiel e do concelho que com o Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Dr. Francisco da Silva Mendes, foram ali cumprimentar os representantes do Governo.

Cortejo automóvel com a banda de Baltar à frente



Organizado o cortejo automóvel rumaram Suas Excelências directamente para o Estádio Municipal, onde teve lugar o acto inaugural das majestosas bancadas, seguido de uma sessão solene em que usaram da palavra os srs. Presidente da Câmara, o Presidente do Futebol Clube de Penafiel, Dr. Rodrigo de Abreu e o Presidente das Cantinas Escolares o Dr. Avelino Soares.



Dr. Rodrigo de Abeu Presidente do F. C. de Penafiel usando da palavra.




Todos os oradores tiveram palavras de apreço pelos melhoramentos introduzidos no nosso concelho, finalizando a série de discursos Sua Excelência Baltazar Rebelo de Sousa, que em nome do governo agradeceu a manifestação de que foi alvo e felicitou o Sr. Presidente da Câmara Dr. Francisco da Silva Mendes pela magnífica obra que vem realizando em prol da instrução pública.
 

Dr. Baltazar Rebelo de Sousa assinando o livro


Teve ainda palavras de regozijo por o Futebol Clube de Penafiel ter ascendido à I Divisão Regional.



Também o Sr. Director Escolar, João Lobito, elogiou o Sr. Presidente da Câmara com um louvor público pelo seu trabalho em benefício do ensino no concelho de Penafiel.

Foto referente a essa cerimónia



Esta cerimónia que ocorreu no Estádio Municipal, foi presenciada por grande multidão estando ali presentes mais de 2.000 crianças, Mocidade Portuguesa Masculina e Feminina, atletas do Futebol Clube de Penafiel, Bombeiros Voluntários de Penafiel e Entre-os-Rios, associações e organismos penafidelenses com os seus estandartes.



Fez-se ouvir a Banda de Música de Baltar, sendo queimado muito fogo.



E foi assim que há 61 anos, foram inauguradas as velhinhas bancadas de pedra do Futebol Clube de Penafiel, com toda a pompa e circunstância, mas como devem calcular, sem direito a selfies nem abraços.

1 Comments:

Blogger carvalhosameiro said...

Sei que o que vou escrever vai ter diferentes interpretações, mas "estou fora".Já aqui tenho por diversas vezes escrito e volto a fazê-lo que, em meu entender, o único nome que se justifica para o Estádio é o de Major Arrochela Lobo.Foi por intermédio dele que a cidade de Penafiel teve durante anos o melhor Estádio do Norte do País.Aqui, eu assisti, se realizavam finais.Não me move nada a não ser o espírito de justiça.É justo, foi um grande Presidente e depois, enquanto Comissário do Fundo de Desemprego, um grande amigo de Penafiel.Anda-se por aí a homenagear quem pouco mais fez que banalidades e esquece-se Homens Grandes.Mas é sina da cidade:O Egas Moniz vai para um canto, o mesmo acontece a Zeferino de Oliveira,esquece-se Justino do Fundo com as suas obras, a maior de todas o abastecimento de água à cidade.Mas alguém já pensou no que era em pleno Verão termos uma ou duas horas por dia água nas canalizações?

10:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home