08 julho 2014

A RELÍQUIA DE UM LANCIA




A RELÍQUIA DE UM LANCIA


Creio que é a primeira vez, que coloco no meu blogue, um texto dedicado a uma viatura.

O carro em causa, é o Lancia com a matrícula MM-13-66, pertença dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, desde o dia 8 de Novembro de 1927.

Esta viatura foi fabricada em 1917, em Torino, Itália, com 6 lugares e a potência do motor com quatro cilindros de 24 C.V.

FOTO CEDIDA POR: JOAQUIM CARVALHO


Neste mesmo ano de 1927, foi constituída uma comissão para angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de Penafiel, cujos donativos atingiram os 67 mil escudos.

Também nesse ano de 1927, foi adquirida uma moto-bomba Northern, que chegou a Penafiel no dia 19 de Dezembro, pelas 11 horas, tendo sido lançado à sua chegada uma quantidade de foguetes, enquanto os sinos das igrejas repenicavam.



A moto-bomba, foi adaptada ao Lancia, trabalho esse que esteve a cargo do mecânico Sr. António Ângelo.


Já em 1928, é adquirido o novo quartel dos bombeiros, situado ao fundo da Rua Formosa, hoje Sacadura Cabral, prédio esse, onde funciona actualmente o banco Banif, por 54 mil escudos.

Quinta-feira, 19 de Junho de 1930, dia da Festa do Corpo de Deus em Penafiel, com a presença dos Ministros do Interior, da Justiça, do Comércio, da Agricultura, as Corporações dos Bombeiros de Amarante, Marco de Canaveses, Entre-os-Rios, Cete, Paredes, Felgueiras, e o chefe Sr. Castro, representando os Bombeiros Municipais do Porto, assim como o Reverendo Bispo do Porto, D. António Augusto de Castro Meireles.


Numa cerimónia simples, o Bispo do Porto benzeu todas as viaturas, e o material que se encontrava no quartel.

Seguidamente, tomou a palavra e fez um discurso onde enalteceu a obra dos bombeiros, que com o sacrifício da própria vida prestam os seus serviços em prol da humanidade, sem usufruírem qualquer tipo de recompensa.


Foram padrinhos do carro Lancia, o Excelentíssimo Senhor Dr. Avelino Soares e a Excelentíssima Senhora Dona Dila Viana que derramou o champanhe sobre a viatura.

Com o passar do tempo, o Lancia passou à reforma e foi guardado no quartel para um futuro museu, embora já sem circular.

Em Outubro de 2008, o velho Lancia MM-13-66, vai ser sujeito a uma grande reparação, graças à conjugação de 3 factores, e ganha novamente vida.


1.º factor – A sensibilidade do Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Prof. Júlio Mesquita, para o recuperar.

2.º factor – Os préstimos do cidadão inglês Mic Comber, grande entusiasta da marca Lancia.

3.º factor – O saber do mecânico bombeiro José Ribeiro de Sousa.


A Revista “Viva Lancia” de Abril de 2010, dedica a esta viatura as pág. 12 e 13, com fotos a cores, embora o artigo esteja em inglês, com o título “A Lancia Mystery Solved” e assinado por Mic Comber.

Nas ruas de Famalicão

Esta viatura Lancia MM-13-66, representou os Bombeiros Voluntários de Penafiel, na parada dos bombeiros portugueses, no dia 9 de Setembro de 1934, na Exposição Colonial, na cidade do Porto.

Esteve no 6.º Salão do Automóvel, organizado pelo Clube Penafidelense de Automóveis Antigos, no Pavilhão de Feiras de Exposição de Penafiel.

Em 8 e 9 de Maio de 2010, nas comemorações dos 120º aniversário da A. H. B. V. de Famalicão, a viatura Lancia de 1917, dos B. V. de Penafiel, alcançou o 1.º Prémio de “Carros Mais Antigos”, na Exposição do 1.º Encontro Nacional de Carros Clássicos de Bombeiros.


Devido à sua rareza e beleza, todos os anos, o Lancia MM-13-66, faz as delícias dos olhos de quem assiste ao desfile que percorre a cidade de Penafiel, a quando do aniversário da corporação.

Mas daqui por três anos, podemos dizer que uma viatura centenária, faz parte do desfile dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Parabéns pela belíssima mensagem aqui descrita.

Se, for possivel mencionar umas fotos antigas não só de belas viaturas, como dos seus utilizadores "os NOSSOS BOMBEIROS VELUNTÁRIOS" do antigamente. Será uma ótima homenagem a esses Bravos homens.
Um forte abraço, amigo

As maiores felicidades. C

carolina coelho cruz

8:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home