01 novembro 2013

O GRUPO DESPORTIVO DO CARMO



O GRUPO DESPORTIVO DO CARMO
 
Igreja do Carmo em Penafiel

No antigamente da vida, em várias zonas populacionais da cidade de Penafiel, havia grupos de miúdos que se juntavam para dar dois chutos na bola.

Assim tínhamos os rapazes do Cedro, a malta da Devesa (Sameiro), os da Capelinha assim chamados por jogarem junto à capela do Senhor dos Passos existente ao fundo da Rua Nova (hoje Fayão Soares), e os do Carmo entre outros.

Os desafios realizavam-se na via pública, pois nesse tempo o parque automóvel da cidade era diminuto e só de vez em quando um veículo aparecia, e o jogo era interrompido.

Acontece que a maior parte das vezes, ou por denúncia de qualquer vizinhança que via os vidros de sua casa ameaçados, ou pelo próprio giro da GNR, lá apareciam estes agentes da autoridade, terminando o jogo com toda a rapaziada em fuga para não ser apanhada. 

Mas nos anos 80, já mais organizados, apareceu o Grupo Desportivo do Carmo. 

Para o emblema das camisolas, foram expostos vários desenhos no Café Piri-Piri, que também servia de “sede” na Rua do Carmo, sendo o escolhido de autoria do amigo Mário Silva (hoje com a profissão de restaurador), e que já denotava nesse tempo de juventude habilidade manual.

Quando entravam em campo, este Grupo Desportivo do Carmo, já se apresentava com camisola e calção próprio do clube, chuteiras e sacos para transportarem o equipamento todos uniformes, oferecidos pelo Cardoso da Saudade.

Entre o grupo, já existia o treinador Manuel (Piruças), reconhecido pelos restantes como tal e o Joaquim Mota como Presidente do clube.

Estas fotos são de 1989, do Grupo Desportivo do Carmo com a seguinte rapaziada:



Em Croca

De pé – Manuel (Piruças), Teixeirinha, Júlio, Rodrigues, Joaquim Mota, Fernando Pimenta, Bruno, Mota, Mário David.
Em baixo – Rodrigo filho? – Paulo, Chico, Ferreirinha, Zé Gonçalves, Quim e Zé Duas.


Em Bustelo

De pé: Armindo Maia, Luís Dilaite, Joaquim Mota, Soares Costa, Manuel Ferraz, Paulo Dilaite,Paulo (Angolano), Rogério, Chico, Paulo, Henrique (Novelos) e Manuel (Muchacho).

Em baixo: José Gonçalves, Carlos (China), Alberto, Bruno, Adriano, Quim, Zé, Meireles, Garoto, Ruca e Tucha.

Infelizmente alguns já partiram deste mundo, mas recordá-los neste dia de finados, é uma prova da nossa amizade que perdurará para sempre.

Fotos cedidas por: Mário Silva e Paulo.