07 novembro 2013

ASSIM NASCEU O SPORT



ASSIM NASCEU O SPORT

Gente do Sport Club de Penafiel. João Oliveira, Augusto Cristina, José Nogueira Soares e Bernardino de Oliveira.


A 17 de Abril de 1923, José Nogueira Soares, funda o Sport Club de Penafiel.

Este pequeno grande homem, exercia as funções dentro do clube: Presidente, Secretário, Tesoureiro, Massagista, Treinador, só lhe faltando ser jogador.

Nesse tempo existia um outro clube em Penafiel, que se chamava Penafiel F, Club.

Ministrados os primeiros treinos, foi notória a habilidade demonstrada por alguns miúdos, e organizou-se uma equipa com os seguintes elementos: Bernardino Oliveira, Eduardo Nogueira, Altino Dias, Cândido Borges, Fernando Magalhães, António Borges, Deolindo Simões, Aníbal Magalhães, António Cerqueira, António Magalhães, Pedro Couto e Gervásio Coelho.

Organiza-se o primeiro jogo, cujo adversário é um grupo que se fundou na Rua do Carmo e que dava pelo nome de Luzitano F. Club, e o Sport sai vencedor.


De seguida dá-se uma saída a Paredes. O trajecto é feito a calcantes de trouxa às costas com o equipamento completo, via Aveleda. O Sport triunfa e dá gosto à petizada.

Em 1931, com a equipa um pouco modificada, o Sport inscreve-se no campeonato Oficial da Associação no agrupamento – Penafiel, Paredes e Felgueiras.

No final o Sport sagra-se campeão, tendo que ir jogar a poule final ao Porto. 

Disputa-se esta ao qual concorrem oito valorosos campeões, e o Sport Club de Penafiel, obtém um honroso segundo lugar na classificação final, tendo ganho seis desafios, empatado um e perdido outro, o que foi uma linda performance para um clube, que concorria pela primeira vez.

E foram assim os primeiros passos do Sport Club de Penafiel.

No ano de 1934, a sede do clube situava-se na Av. Araújo e Silva n.º 19, onde os sócios podiam recriar-se das 21 às 24 horas.

Os jogos realizavam-se no estádio municipal, situado na estrada que vai para Bustelo num local denominado Monte de Leiras.

O número de associados era cerca de 600, incluindo neste número muitas senhoras.

A bandeira do Sport foi adquirida por subscrição pública por uma comissão composta pelos senhores, Carlos Teixeira, Francisco Portugal, Zulmiro Costa, Fernando Magalhães e José Magalhães. A bandeira tinha fundo verde e bordados a oiro e custou 1.500$00.


Os jovens penafidelenses aderiram de tal maneira à prática do futebol, que o Sport Club de Penafiel, tinha formado três equipas, tendo elas as seguintes composições:

Equipa de Honra – Bernardino Oliveira (guarda-redes), João Santos Pereira (capitão), António Nunes, Clemente Sousa, Augusto Cristina, Manuel de Sousa, Eduardo Gomes, Alexandre Teixeira, Domingos Oliveira, Mário Dias e Carlos Macedo.

Reservas – Albano Santos, Bernardino Teixeira, Jorge Faria, Armando Rodrigues, Deolindo Simões (capitão), Alberto Vieira, António Lopes, António Ferreira Pinto, Guy Falcão, Aníbal Rodrigues e José Maria Teixeira de Sousa.

Segundas – José Soares dos Reis, Manuel Sousa, Rodrigo Mendes, Agostinho dos Santos, Manuel Pereira, José Teixeira Estrela, Alberto Teixeira, Severo Santos, João Oliveira (capitão), José Magalhães e José da Rocha Nunes.

O grande Soares dos Reis, guarda-redes do Futebol Clube do Porto nas épocas de 1934 a 1939 e da Selecção Nacional entre 1934/36, iniciou-se no Sport Club de Penafiel, defendendo durante duas épocas as suas balizas.

E assim ficamos a saber um pouco do nascimento do Sport Club de Penafiel, que equipava de vermelho e preto, cores do nosso Futebol Clube de Penafiel.