29 outubro 2013

SEGREDOS AO PÉ DA PORTA



SEGREDOS AO PÉ DA PORTA

D. Afonso Henriques - Guimarães

Sobre o nosso 1.º Rei D. Afonso Henriques, muito pouco sabemos. As incertezas começam logo, sobre o local do seu nascimento, aparecendo três cidades (Guimarães, Coimbra e Viseu), a reclamarem cada uma para si tal facto.

Sabemos que é filho de mãe leonesa D. Teresa e de pai francês D. Henrique de Borgonha. 

Veio a Rainha (D. Teresa) a parir um filho grande e formoso, que não podia ser uma mais (bela) criatura, salvo que nasceu com as pernas tão encolhidas, que, pelo parecer dos médicos e de todos, julgavam que nunca poderia ser são delas.

Egas Moniz - Penafiel

A criança fica à guarda de Egas Moniz e é natural que D. Afonso Henriques tenha brincado e crescido com os filhos deste. 

A partir daqui, é que começamos a encaixar as peças como de um puzzle se tratasse, deste segredo.

E estando deitado uma noite dormindo, tendo já o menino cinco anos, apareceu-lhe Nossa Senhora e disse:
- D. Egas, dormes?
Ele, acordando com esta visão e voz, respondeu:
- Senhora, quem sois vós?
Ela disse:
- Eu sou a Virgem Maria, que te mando que vás a tal lugar (dando-lhe logo os sinais dele) e faz aí cavar, e acharás lá uma igreja, que noutro tempo foi começada em meu nome, e uma imagem minha. Faz reconstruir a igreja e a imagem feita à minha honra, e isto feito, farás aí vigília, pondo o menino que crias sobre o altar: e sabe que se curará, e será são de todo.

Egas Moniz, lá cumpriu o que Nossa Senhora lhe recomendou.

Vendo D. Egas este tamanho prazer e milagre, deu muitos louvores a Deus e à Senhora sua Mãe, criando e guardando de aí em diante, com muito cuidado, o menino, de quem foi sempre aio.
Por incrível que pareça, a igreja católica nunca mencionou este “milagre”, nem Egas Moniz chegou a beato apesar de comunicar com o além. 

Mosteiro de Paço de Sousa

O mais lógico, é que tudo não tenha passado de uma lenda, e Egas Moniz quem sabe, tenha entregado um dos seus filhos em vez de D. Afonso Henriques à D. Teresa e D. Henrique.

Sendo assim, o 1.º Rei de Portugal não combateu contra as tropas de sua mãe, na batalha de S. Mamede.

Depois, também é mais lógico um pai ficar de fiador da palavra dada e não cumprida pelo filho, do que um aio sobre o seu educado.

No mosteiro milenar de Paço de Sousa, onde se encontra o túmulo de Egas Moniz, estes segredos repousam no sigilo dos deuses. 

Túmulo de Egas Moniz - Paço de Sousa

Aqui há anos atrás, quiseram fazer o ADN às ossadas de D. Afonso Henriques o que não foi autorizado. Pois nunca se sabe, quando podia alterar o começo da nossa história de Portugal.

Pelos vistos, não é preciso andarmos atrás de segredos bem longe, quando os temos aqui ao pé da porta. 


Nota: O texto que está em itálico, foi retirado do livro D. Afonso Henriques do autor Diogo Freitas do Amaral.