05 outubro 2012

O CAMPO DA FEIRA


O CAMPO DA FEIRA 
ou 
LARGO CONDE TORRES NOVAS

Clicar nas imagens para as ampliar

Nesta zona existia um grande morro natural de pedra que só permitia uma estrada de oito até dez palmos da largura, perto do muro da cerca das Recolhidas. O Corregedor João de Almeida Vieira mandou tirar este morro, aplanando e alargando esta entrada na cidade.


A Câmara denominou este novo campo da feira por Praça de S. João. A sua execução puxou a cidade para sul, gerando novas frentes de construção urbana, no seguimento da Rua da Piedade de Cima, que mais tarde se veio a chamar Rua Formosa e actualmente Avenida Sacadura Cabral.

Jardim Público sem a estátua de Egas Moniz

A planta do Jardim Público, estava pronta em 1882, para uma plataforma entre a Rua Formosa e o campo da feira ou Largo Conde Torres Novas.





No ano seguinte, ou seja 1883, terminavam as obras e inaugurava-se o Jardim Público.

Jardim Público com a estátua de Egas Moniz inaugurada a 16 de Junho de 1927

Este jardim, que depois da inauguração da estátua ao grande vulto da nossa história Egas Moniz aí construída, passou-se a chamar de Jardim Público Egas Moniz.
A actual nomenklatura camarária baptizou-o de Jardim do Calvário.

Com a vinda da tropa para Penafiel e para a localização da Feira de S. Martinho, o campo da feira teve que ser redimensionado, para fazer dele uma zona de lazer, que também servisse para a instrução e movimentação de tropas.


Para tal, foi construído um enorme muro de suporte a noroeste, que permitiu nivelar todo o terreno e ganhar espaço.

 O Campo da Feira ou Largo Conde Torres Novas foi inaugurado em 1885, embora em 1891 ainda se faziam os muros.