29 julho 2012

O CHAFARIZ DA AJUDA


O CHAFARIZ DA AJUDA
em 
PENAFIEL

Inaugurado no dia 5 de Março de 1993

Integrado nas comemorações dos 223 anos da cidade de Penafiel, na tarde de 5 de Março de 1993, Penafiel recebeu a visita do Secretário de Estado da Cultura Santana Lopes.

Depois de se inteirar do evoluir das obras da Biblioteca Municipal, tendo visitado o Museu Etnográfico e Arqueólogo sediado na altura no edifício onde hoje funciona a Loja do Cidadão, seguindo para o Recreatório, edifício fronteiriço à Igreja Matriz, que no séc. XIX e início do séc. XX, foi o centro recreativo e das actividades culturais dos penafidelenses.

Recreatório Paroquial  fronteiriço à Igreja Matriz

Segundo Santana Lopes afirmou na altura, que valia a pena o seu restauro, ordenando a uma sua assistente para tomar nota, a fim de mandar um Arquitecto da Direcção Geral dos Espectáculos e Artes para se inteirar da validade da sua recuperação.

O trajecto do Recreatório para o Largo da Ajuda foi feito a pé, a fim de inaugurar o chafariz aí erigido, tendo uma curta paragem na montra da foto Antony, onde estava uma exposição fotográfica sobre o Largo da Ajuda.

O desenho do chafariz, tentou ser o mais parecido com o antigo fontanário aí existente.

Antigo fontanário do Largo da Ajuda

 Acontece porém, que quem concebeu o chafariz, fez de tal maneira os cálculos, que o repuxo de água cai fora da sua pia. 

Por tal facto, o chafariz deixou de ter o repuxo em funcionamento, servindo apenas para bebedouro das pombas e das gaivotas que por aí esvoaçam.

Santana Lopes e Justino do Fundo junto ao chafariz
 
Mal Justino do Fundo, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, acompanhado do Secretário de Estado da Cultura Santana Lopes chegaram ao Largo da Ajuda, assistiram a uma actuação da Fanfarra de Rande.


Atrás da primeira assessora de  Santana Lopes com óculos escuros vê-se Albano Acácio ao lado de Armando Silveira proprietário do jornal Notícias de Penafiel.

A abertura da água para o chafariz, foi levada a efeito pelo Sr. Albano Acácio, morador mais idoso da zona. 


No final, a comitiva ainda visitou a Igreja da Nossa Senhora da Ajuda, seguindo para a Câmara Municipal, onde foram feitas as respectivas despedidas ao Secretário de Estado e Cultura Santana Lopes, que seguiu para Lisboa.