05 março 2012

INAUGURAÇÃO DOS C.T.Ts. DE PENAFIEL

INAUGURAÇÃO DOS C.T.Ts. DE PENAFIEL

18 DE SETEM
BRO DE 1941


Clicar na imagem para ampliar

Quinta-feira, 18 de Setembro de 1941, depois de ter sido inaugurada a Ponte Duarte Pacheco, em Entre-os Rios, pelo Presidente da República Ex.mo Sr. General António Óscar Fragoso Carmona, a comitiva composta por sua esposa, pelo Ministro das Obras Públicas e Comunicação, Eng.º Duarte Pacheco, o sub Secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicação, o Bispo do Porto D. António Augusto de Castro Meireles, o Governador Civil António Augusto Pires de Lima, o General Comandante da 1.ª Região Militar, o Presidente da Junta Autónoma das Estradas M. Silveira e Castro, Comandante Distrital da Legião Portuguesa, deputado Dr. Marques de Carvalho, Chefe da E.M. da Região, União Nacional, Junta Geral do Distrito, Dr. Avelino Soares, delegado provincial da Mocidade Portuguesa, Coronel Namorado Aguiar, Chefe dos Serviços de Imprensa do Secretariado da Propaganda Nacional, Eng.º Director de Estado, Eng.º Director dos Monumentos Nacionais, Eng.º Director dos Edifícios, Presidente da Câmara de Penafiel, Padre Carlos Pereira Soares, Presidente da Câmara do Marco de Canaveses e outras entidades oficiais, dirigiram-se ao Hotel da Torre, onde a Câmara Municipal de Penafiel, ofereceu um almoço a toda a comitiva.


Clicar na imagem para ampliar

Enquanto isto se desenrolava para os lados de Entre-os-Rios, na cidade de Penafiel davam-se os últimos retoques nas ornamentações, para receber Sua Excelência o Presidente da República General Óscar Carmona e sua comitiva.


Presidente da República

António Óscar Fragoso Carmona

A Av. Sacadura Cabral (antiga Rua Formosa), e a Praça Municipal, apresentavam desde as primeiras horas da manhã um aspecto festivo.

As bandeiras e as colchas mais vistosas expostas nas varandas alindavam os edifícios, transmitindo uma alegria intensa a todos os penafidelenses.

No edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, trabalhava-se afincadamente, para estar tudo em ordem na hora da inauguração.

Bandas marciais e legionários chegavam à cidade, assim como a multidão ia-se aglomerando nas ruas.

A guarda de honra a sua Ex.ª o Presidente da República foi feita por uma formação de cadetes (futuros oficiais) do C. I. I. (Centro de Instrução de Infantaria) desta cidade, e pela banda da Infantaria 6.

Pelas 16 horas, numa cerimónia breve, o General Óscar Carmona, procede à inauguração do edifico do C.T.T., e finda esta, o Chefe de Estado foi postar-se no passeio em frente à Câmara Municipal rodeado da sua casa militar e restante comitiva.

Os garbosos cadetes, e mais militares, desfilam em continência diante da tribuna de honra.

A multidão aplaude…

As crianças das escolas, agitam a bandeira de Portugal, e gritam… Viva a Pátria!

Enquanto Sua Excelência o Presidente da República e comitiva se despedem, os motores das motos e dos automóveis que os onde transportar à capital começam a roncar.

Todas as fases das cerimónias referidas, assim como os discursos foram transmitidos pela E.N. (Emissora Nacional), que para tal fim, se deslocou a esta cidade e a Entre-os-rios.