01 outubro 2025

O RINGUE DE PATINAGEM

O RINGUE DE PATINAGEM




Embora em Penafiel não existisse uma equipa de Hóquei em Patins, havia muitas pessoas que sabiam patinar.

Daí a Câmara Municipal de Penafiel, presidida pelo Padre Carlos Pereira Soares, resolveu construir um ringue junto à escadaria que liga o jardim público com o Largo Conde de Torres Novas, mais conhecido pelos penafidelenses por Campo da Feira, como se pode ver neste desenho.





No dia 6 de Agosto de 1944, foi inaugurado o ringue com vedação a toda a volta pelos vereadores José Adelino Cabral e o Tenente António Carvalho Sampaio, em representação da Câmara Municipal de Penafiel.

Cerimónia simples mas comovente, onde um grupo de ginastas bem treinados a experimentarem o piso bem regado. Distinguiram-se pela elegância das figuras e os movimentos coreográficos dois rapazes, soldados do Grupo de Artilharia contra Aeronaves GACA 3. A multidão encantada, aplaudia.




Aos domingos um grupo de penafidelenses juntava-se para irem patinar no ringue e mostrarem algumas habilidades sobre os patins.

Assim, no dia 14 de Setembro de 1947, o Sporting Clube de Penafiel, realizou o que seria a primeira gincana de patins, que esteve bastante concorrida quanto mais não fosse pela novidade cá na terra.  

 


 


Na mesma estavam em disputa os seguintes prémios:

1.º Taça de Prata no valor de 300$00

2.º Taça do Sporting Clube de Penafiel avaliada em 100$00

3.º Garrafa de champanhe

4.º Garrafa de Vinho do Porto

5.º Frasco de Perfume

6.º Caixa de Sabonetes

7.º Romance

8.º Garrafa amostra de Hortelã Pimenta




A competição começou cerca das 16.30 e depois das costumadas voltas ao ringue, cada um dos concorrentes foi vencendo os obstáculos que se lhes deparavam.  

 


 

Conforme o seu comportamento na prova, a classificação foi a seguinte:


1.º - Alfredo Nunes Vieira 5m 45 seg.

2.º - Bernardino C. Soares 6m 5 seg.

3.º - Rui Nogueira Guedes 6m 25 seg.

4.º - Fernando Nogueira Guedes 6m 35 seg.

5.º - ntónio Ferreira 8m 22 seg.

6.º - Afonso Vieira Leal 10m

7.º - Armando Leal 11m 25 seg.

8.º - Francisco Almeida 11 25 seg.





Como o 7.º e o 8.º classificados obtiveram o mesmo tempo, procedeu-se ao desempate que foi ganho por Francisco Almeida com 7m 5 seg. Por tal motivo a classificação final foi alterada, passando a 7.º Francisco Almeida e a 8.º Armando Leal.




Foi tal o êxito desta gincana, que mal terminou, deu logo entrada na Câmara Municipal de Penafiel, melhor dizendo, no dia 19 de Setembro de 1947, um pedido de autorização para a realização de uma nova gincana no dia 5 de Outubro de 1947, assinado por Rui Nogueira Guedes, sendo o ringue vedado e 5% da receita, revertia a favor do Fundo Assistência Municipal.

Hoje, este ringue já não existe, porque esta modalidade de andar sobre patins, faz-se actualmente em pavilhões cobertos, construídos para o efeito, geralmente com um stick na mão.

No dia 30 de Junho de 2017 foi fundado o Hóquei Clube de Penafiel, na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel, que compete actualmente na 3.ª Divisão Nacional de Hóquei em Patins.






Se bem me lembro, estas gincanas serviam para entreter os penafidelenses, que nesse tempo não tinham nenhum clube de futebol a disputar qualquer campeonato organizado pela Associação de Futebol do Porto, porque já tinham acabado o Sport Clube de Penafiel, a União Desportiva Penafidelense, e o Futebol Clube de Penafiel só nasceu em 1951.  

 


 


Neste vazio dos pontapés na bola, os penafidelenses divertiam-se a mostrar as suas habilidades sobre 8 rodas.


Fernando Oliveira – Furriel de Junho