10 fevereiro 2017

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - NA CALÇADA

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
NA CALÇADA

Lançamento da 1.ª pedra



Quem passa no lugar da Calçada, na freguesia de Santo Estêvão de Oldrões, no concelho de Penafiel, vê altaneira a torre sineira e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A torre está tão bem tratada que até leva a pensar que é do mesmo ano da construção da igreja.



Acontece que a torre sineira foi inaugurada em 1923, e no domingo, dia 21 de Dezembro de 1924, deu-se a inauguração do seu relógio.

O povo bairrista de Santo Estêvão de Oldrões, quando chegou à conclusão que a sua igreja de Santo Estêvão de Oldrões,  não chegava para as exigências devido ás suas pequenas dimensões, resolveu meter ombros à construção de uma nova igreja no lugar da Calçada, juntamente com o seu pároco, Padre Antídio Coelho de Sousa.

Padre Antídio Coelho de Sousa

Assim, no dia 26 de Setembro de 1954, pelas 16 horas, chegou a esta freguesia o Sr. Presidente da Câmara de Penafiel, o Sr. Vigário da Vara e o representante do Bispo do Porto, para se dar início da bênção da 1.ª pedra desta magnífica igreja.

Antes de se iniciar a cerimónia da bênção da primeira pedra, o pároco da freguesia, Padre Antídio Coelho de Sousa, em nome das diferentes “Comissões” do povo desta terra, saudou as autoridades presentes.



Foi lido o pergaminho que ficou encerrado na 1.ª pedra, bem como a acta da cerimónia, da qual destaco estas palavras:

No dia 26 de Setembro do ano de 1954, comemorativo do 1.º centenário da Defenição do Dogma da Imaculada Conceição, foi benzida a 1.ª pedra desta igreja, que, em homenagem à Virgem Imaculada, dedicamos a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que por unanimidade, escolhemos para seu titular.”

Assinaram estes dois documentos os senhores:

Vigário da Vara – Rev. Adriano de Sousa Vieira

Presidente da C. M. de Penafiel – Dr. Francisco da Silva Mendes

Presidente da União Nacional – Sr. João da Rocha Santos

Pároco da freguesia – Padre Antídio Coelho de Sousa

As autoridades da freguesia; Presidente da Junta, Regedor e a Comissão das obras da Nova Igreja.

A bênção da 1.ª pedra foi assinalada por uma girandola de foguetes, pelo toque festivo dos sinos da torre sineira, pelos acordes musicais da Banda de Rio de Moinhos e pelos cânticos do povo.

Em seguida o Sr. Vigário da Vara, Rev. Adriano de Sousa Vieira, proferiu algumas palavras alusivas ao acto, que todos escutaram com a melhor atenção, pois eram palavras do representante do Sr. Bispo do Porto e dum filho desta terra.

Foi servido depois um copo de água em que brindaram: o pároco da freguesia, Padre Antídio Coelho de Sousa, o Presidente da Câmara de Penafiel, Dr. Francisco da Silva Mendes, o Reitor da Ordem do Carmo, Rev. Ferreira de Sousa, o Padre António Lopes Coelho, Francisco Ferreira de Sousa e Américo Barbosa.

Todas as cerimónias foram retransmitidas por dois potentes alto-falantes.

Um piquete dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, dignou-se fazer a guarda de honra.

Bispo do Porto - D. António Ferreira Gomes


O Sr. Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes, dignou-se conceder uma bênção especial aos benfeitores desta obra, que, graças a Deus, já eram bastantes.

Todo o terreno onde está construída a Igreja foi oferecido pelo Sr. Zeferino da Rocha Cruz.

Com 20.000$00 subscreveu-se o sr. João Ferreira de Sousa, da Casa de Real de Cima. Com 10.000$00, o Sr. Domingos de Sousa Vieira, da Casa das Pedras, e a Ex.ma Sr.ª D. Luíza Mendes. Com 5.000$00 os senhores: Zeferino de Sousa Vieira, Padre Antídio Coelho de Sousa e Joaquim Rodrigo Pinto. Foram muitos os que se subscreveram com dois, três, e quatro mil escudos, e ainda muitos outros que de acordo com as suas posses se subscreveram com menos quantias.

Contamos com a colaboração eficaz dos sr.s Joaquim Ferreira Soares de Azevedo, grande benemérito desta terra, e do Sr. Agostinho Gomes da Rocha, que ainda não se declararam abertamente.

O projecto desta igreja, é dos arquitectos Francisco Azevedo e Carlindo Pitrez, e a obra foi confiada ao construtor civil Valentim de Oliveira.

Proximamente a sua inauguração

As fotos coloridas foram cedidas pelo amigo Sérgio Dias