26 novembro 2016

O FARRAPEIRO DE S. VICENTE DE PAULO

O FARRAPEIRO
DE S. VICENTE DE PAULO


No primeiro domingo de cada mês, no final da missa, encontro pessoas a apelarem à nossa generosidade para uma contribuição destinada à Conferência de S. Vicente de Paulo de Penafiel.

Esta instituição sem fins lucrativos, e que presta apoio aos pobres do nosso concelho, administra um bairro com 26 casas onde acolhe pessoas mais necessitadas.



A Conferência de S. Vicente de Paulo de Penafiel, foi fundada em 7 de Setembro de 1880, e foi agregada ao Concelho Geral Internacional da Sociedade de S. Vicente de Paulo em 17 de Dezembro de 1883.

Quarta-feira, 15 de Setembro de 1880, à noite foi promovida uma reunião em casa do Sr. João António Pinto, na Rua Formosa (hoje Av. Sacadura Cabral), para inauguração da instituição de beneficência chamada Conferência de S. Vicente de Paulo, com a presença mais ou menos de 30 pessoas.



Depois de uma breve alocução do Sr. Padre Senna de Freitas, sobre a origem, natureza, e fins da nobre instituição de beneficência, que tem por título Conferência de S. Vicente de Paulo, procedeu-se à eleição do Presidente, e foi eleito Presidente de Honra o Sr. Barão do Calvário e efectivo o Sr. D. Miguel Vaz, Secretário o Sr. Administrador Dr. Acácio de Magalhães e Tesoureiro o Sr. José Maria Pinto Monteiro, inscrevendo-se os restantes presentes como sócios.

Logo que se aproximou a quadra natalícia do ano de 1880, o seu Presidente D. Miguel Vaz Guedes d'Atahide, apelou à caridade dos penafidelenses, anunciando-lhes, que se encontrava aberta em casa dos senhores José Maria Pinto Monteiro, da rua da Ajuda, e José da Rocha Barboza, da Rua Formosa, uma subscrição de qualquer esmolas, quer em dinheiro, quer em géneros, quer em roupas, mesmo usadas, para socorrer as famílias miseráveis.

Na década de cinquenta, do século passado, por altura do Natal, as conferências vicentinas desta cidade de Penafiel, em colaboração com a Comissão Municipal de Assistência promoviam o cortejo do Farrapeiro de S. Vicente de Paulo. 

 

Mais ou menos a meio do mês de Dezembro, como no ano de 1954, que se realizou no dia 17 desse mês, pelas nove horas e meia, apareceu no alto da cidade um carro com instalação sonora, logo seguido de uma camioneta rodeada de vicentinos com suas braçadeiras.

Como por encanto abriam-se as portas das casas donde saíam cavalheiros, senhoras ou criadas a lançar nas mãos dos vicentinos roupas, calçado, géneros, dinheiro, enfim tudo o que pode confortar os pobres nesta quadra natalícia.

Era assim´, em tempos que já lá vão, verdadeiramente, o dia do pobre em Penafiel.

Evidente que o Farrapeiro percorria as ruas da cidade, e este só era possível graças à colaboração da Câmara Municipal de Penafiel e à firma Albano & Miguel que cediam o carro e o camião respectivamente, ao Sr. Fernando Baptista que fornecia gratuitamente o material sonoro e pessoal competente, e para que esta iniciativa de bem fazer fosse um êxito correspondiam os penafidelenses com as suas dádivas.



Ontem como hoje, a Conferência de S. Vicente de Paulo, dá a mão aos mais necessitados, e como diz a sabedoria popular, quem dá aos pobres, empresta a Deus.