15 fevereiro 2017

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA CALÇADA Sua Inauguração

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NA CALÇADA


Sua Inauguração

No dia 17 de Agosto de 1980, foi inaugurada a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no lugar da Calçada em Oldrões.

Como coloquei na postagem anterior e devem estar lembrados, o lançamento da 1.ª pedra deu-se no dia 26 de Setembro de 1954, pelo que a sua construção demorou um quarteirão de anos, e isto para não falar da torre sineira que data de 1923.

A Comissão de Obras durante este período de tempo, fez de tudo para angariar fundos para a sua construção.

Desde peditórios, bailes, teatros, até o jornal Notícias de Penafiel promoveu umas rifas com o título “Última Corrida”, organizadas a favor dos acabamentos das Obras da Nova Igreja de Oldões.



Assim, foram sorteados e entregues no dia 27 de Abril de 1980, no Centro Paroquial de Oldões, pela Comissão das Obras a quem a eles teve direito, os seguintes brindes, oferecidos pelas seguintes casas:

1 – Casa Sanches e C.ª Lda, Porto – 1 relógio de pulso para homem, marca Helvetia

2 – Casa Electro-Vinhas, Penafiel – 1 Rádio Philips

3 – Garagem Calçada, Oldrões – 1 par de faróis.

4 – Garagem Santo Estêvão, Oldrões – 1 balança de parede

5 – Jornal Notícias de Penafiel – 1 Caneta Parker

6 – Electrificadora Penafidelense – 1 Ferro Electrico

7 – Casa Fausto, Penafiel – 1 Blusão

8 – Particular – 1 relógio de pulso para homem

9 – Automóvel de Aluguer de Raul Pinto da Cruz, Valpedre – 1 valiosa e artística lista telefónica

10 – Casa Coelho, drogaria e ferragens, Penafiel . 1 cofre portátil

11 – Casa Leal, Penafiel – 1 esferográfica Parker

12 – Tipografia Germana, Penafial – 1 Caixa de garrafas de vinho “Casal Garcia”

13 – Café Santo Estêvão, Oldrões – 30 Cafés

14 – Café Calçada, Oldrões – 30 Cafés

15 – Mercearia José Maria da Silva, Calçada – 1 mini-cabaz

Pedra a pedra, num esforço gigantesco de todos os Oldroenses, se foi erguendo e embelezando, esta obra que fica a atestar o esforço e o bairrismo de um povo que com a sua fé conseguiu levar de vencida o seu querer e vontade.

Foi um dia grande para o povo de Oldrões o dia em que o sonho se tornou realidade.



Este 17 de Agosto de 1980, começou da seguinte maneira:

7 horas – Missa Paroquial e entrada da Banda de Música de S. Tiago de Riba Ul

10 horas – Recepção a Sua Excelência Reverendíssima D. Armindo Lopes Coelho, Bispo Auxiliar do Porto, para presidir às cerimónias religiosas que se iniciaram com a Profissão de Fé de cerca de oitenta crianças. Cerimónia que jamais será esquecida
por quantos nela participaram.

12 horas – Chegaram à freguesia de Oldrões as entidades oficiais e convidados e procedeu-se à inauguração oficial da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, sendo descerrada pelo Sr. Bispo uma lápida comemorativa, em que se lia:

Homenagem dos amigos desta Obra ao seu promotor Padre Antídio Coelho de Sousa.



Ao fundo da magnífica escadaria de acesso à Igreja, com a presença de um piquete dos Bombeiros voluntários de Penafiel a fazerem guarda de honra às autoridades civis e religiosas, na presença de todas as crianças da comunhão e todo o povo ali presente, o Presidente da Câmara de Penafiel, Dr. Ferreira Alves, proferiu palavras de circunstância e disse-se satisfeito por verificar e poder dar público testemunho da sintonia existente entre pároco e população, para mais adiante afirmar que esta obra é motivo de admiração do concelho, pelo esforço e coragem despendidos.


O Reverendo Padre Antídio, visivelmente comovido, proferiu palavras de agradecimento e historiou a obra desde a sua origem.

Seguiu-se um magnífico almoço convívio, servido na quinta do Belo Horizonte, propriedade do Sr. Teixeira Bonito, no final do qual, vários oradores proferiram palavras de louvor e justiça.

Primeiramente tomou a palavra o Professor Albano Morais que teceu um Hino de louvor pela obra alcançada e levada a cabo.



O Reverendo Padre Antídio, a jeito de prestação de contas, historiou e citou números da obra que devem ultrapassar a casa dos dez mil contos.



18 horas – Saiu a procissão Eucarística que foi até à Igreja de Santo Estêvão, onde foi feita a inauguração do profundo restauro a que foi sujeita.



Se há povo que deu uma prova de Fé, de alguém que não desiste, e que com a sua união, entendimento e persistência, conseguiu que esta obra ao fim de 25 anos fosse concluída, foi sem sombra de dúvidas a comunidade Paroquial de Oldrões.


E pronto, aqui fica mais um naco de estória fora da história, desta vez dedicado à inauguração desta bela igreja de Nossa Senhora de Fátima, situada no lugar da Calçada, na freguesia de Oldrões, no concelho de Penafiel.

Nota:
O meu agradecimento ao amigo Sérgio Dias pela cedência das fotos que ilustram este texto.