24 setembro 2012

IGREJA DE S. BARTOLOMEU



IGREJA DE S. BARTOLOMEU
QUINTA DE LOUREDO - PENAFIEL

Esta igreja faz parte da Quinta de Louredo.
 

Muito antes de existir a cidade de Penafiel, já a freguesia de Louredo estava no mapa, assim como a Igreja de S. Bartolomeu.

À sua volta começou a feira em honra de S. Bartolomeu, onde se comercializavam cebolas, melões de casca de carvalho, melancias e até furões e cães de caça.

Mas o que me traz aqui hoje, não é propriamente a feira, mas o modo como se escrevia à época e a maneira como foi redigido este assento de nascimento de um bebé nado-morto, que foi enterrado na Capela de S. Bartolomeu, quando esta freguesia já tinha desaparecido e fazia parte da cidade de Penafiel, e que reza assim:

Hum filho de Joze Caetano Ribeiro, e a sua mulher Rosa Ferreira do lugar do Ruibal desta Cidade baptizado em caza por necessidade ao nascer pela parteira Thomazia Maria mulher de Joze Antunes Vieira desta Cidade aos três dias de Abril do anno de mil sete centos, oitenta, e seis, quando logo falleceo; e foi seo cadáver sepultado na Capella de S. Bartholomeo da mesma freguesia que com outras serve de Parochial, de que fiz este assento que assignei.
Custodio de Souza Nogueira de Mello

2 Comments:

Blogger Fernando Beça Moreira said...

E assim se faz a história de Penafiel...

Um abraço
Beça Moreira

9:48 da manhã  
Blogger Fernando Oliveira said...

Amigo Beça
Destas pequenas coisas, se alimentam as nossas almas.

3:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home