28 fevereiro 2009

OS SLOGANS DO NOSSO ENTRETIMENTO
A NOSSA TERRA

De uns anos a esta parte, alimentamos certos dizeres para consolo do nosso egocentrismo penafidelense.

Primeiro veio a treta de Penafiel ser a capital do comércio do Vale do Sousa. Não sei em que olimpíadas ou coisa que o valha conquistamos tal título, mas o que é certo e sabido é que até nos dias de hoje, serve de arremesso político nesta santa terrinha.

Depois veio Penafiel a Terra Melhor do Mundo, fruto de um bairrismo doentio, enquanto a cidade ia perdendo serviços que a faziam respirar e rejuvenescer como o encerramento do Magistério Primário, do Quartel Militar, do Posto Médico que partiu para Milhundos e até do Hospital que saiu desta para a freguesia de Guilhufe.

Seguidamente apareceu o Sentir Penafiel. E o que é que se sente nesta cidade? Sente-se que a cidade de Penafiel está cada vez mais desertificada., com um tecido urbano envelhecido e onde até os moradores da zona do erro histórico têm que pagar uma tença à empresa privada Penafiel Parques para virem almoçar em suas casas. Com este Sentir Penafiel, dificilmente se atrai gente nova para habitar nesta zona da cidade.

Por fim apareceu a moda das Rotas.

A Rota dos Vinhos Verdes foi a primeira a dar à luz, tendo a sua “Meca” no Largo da Ajuda pelo S. Martinho na barraca da prova dos Vinhos Verdes. Pena foi que as placas que assinalavam alguns lugares de estacionamento desaparecessem com a montagem da dita barraca e até hoje ainda não tivessem sido repostas (talvez por esquecimento ou falta de tempo quem sabe, já que não acredito que seja por falta de pessoal, com tanto desempregado), levando alguns automobilistas que lá estacionaram entretanto, fossem presenteados com coimas ou entraram para a estatística dos carros mal estacionados na Zona do Erro Histórico. Pena é que este zelo diurno pelo cumprimento do código da estrada, não se verifique com a mesma assiduidade durante a noite. Eles lá sabem porquê?

A segunda Rota foi a da lampreia a qual já chegou a ir até à Galiza. O engraçado é que logo agora que a lampreia já não se apanha em Entre-os-Rios é que andamos a apregoar uma gastronomia cujo principal ingrediente vem de outras paragens.

A última Rota foi baptizada por Rota do Românico. Para já, teve o condão de recuperar certos monumentos, o que só por si já é bom. No entanto, apesar das muitas tabuletas de sinalização da Rota do Românico que se espalharam pelas estradas do concelho, para já não foram suficientes para atrair um número significativo de turistas a Penafiel.

Se há mais de quinhentos anos fomos à Índia na Rota dos Descobrimentos, ainda hoje como se vê, não perdemos esta apetência para estas coisas, inventando novas Rotas.

Apesar de toda a pompa e circunstância que se ponham nestas novas rotas, estou em crer que no topo da atracção de pessoas à nossa terra, continua a ser A Tasca dos Campeões em Irivo, do Ramirinho em Pieres ou dos Três Migueis em Oldrões, que apenas utilizando a célebre cartilha do passa a palavra de cada cliente, na sua Rota das Comezainas, sem gastar um cêntimo ao erário público.

Fernando José de Oliveira

2 Comments:

Blogger Tiago Daniel Lopes said...

não leve o meu comentario a mal, gosto do seu blogue mas nao devia deitar abaixo as pessoas de penafiel, eu no meu blogue a quem convido a visitar, tambem ja cai no erro de falar mal de certas pessoas que nao gostava mas remediei. parabens pelo blogue, eu organizei a festa de são roque do ano passado, e fiquei contente por se lembrar dele, continue com o blogue.vamos dignificar penafiel.visite o meu blogue: http://riquezasetradicoesdepenafiel.blogspot.com

5:51 da tarde  
Blogger Tiago Daniel Lopes said...

nao leve a mal o meu comentario, mas nao devia falar assim da cidade nem das pessoas, perceba eu tambem no meu blogue caí nos mesmos erros, a falar de quem nao gostava.
convido-o a visitar o meu blogue, continue admiro o seu trabalho.
http:/riquezasetradicoesdepenafiel.blogspot.com

5:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home