20 dezembro 2006

ZONA PEDONAL DE PENAFIEL

ZONA PEDONAL EM PENAFIEL

Notícia
(A Nossa Terra)

A Câmara Municipal de Penafiel ainda no tempo do Partido Socialista, sendo presidente o eng.º Agostinho Gonçalves, acompanhando as modas que corriam neste país, resolveu criar uma zona dita histórica nas ruas mais modernas da cidade (a não ser que a Rua do Carmo muito mais antiga e fora da zona histórica, seja considerada da pré-história), e no miolo desta uma zona pedonal, isto sem ouvir ou ter em conta os residentes dessa mesma área. Se o Partido Socialista decretou, a coligação Penafiel Quer constituída pelo PSD mais o CDS que se lhes seguiu, implementou esta decisão vinda de trás, mostrando assim que também estava de acordo com ela.

Acontece que os moradores desta zona, que até aqui estacionavam o seu carro junto às suas moradias (e nas quais não podem construir garagem), estão proibidos de o fazer, ao contrário do que acontece em várias cidades com este tipo de situações em que os moradores e apenas estes podem estacionar.

E porquê tudo isto? Será porque, nesta zona, uma empresa privada construiu um parque de estacionamento e querem que os moradores sejam seus clientes? Francamente, não vejo a razão desta postura da Câmara Municipal de Penafiel em relação aos residentes, pois não quero acreditar que o executivo liderado pelo dr. Alberto Santos esteja mais interessado em defender os interesses da empresa que o dos munícipes residentes.

Como se isto não bastasse, a cidade está a ser cercada de parcómetros cujo rendimento é para essa mesma empresa a 100%, tendo os residentes da zona pedonal de irem estacionar o carro em cascos de rolha. Assim, quem é que quer viver nesta zona da cidade de Penafiel? Infelizmente não posso pôr rodas na minha casa, para a levar para outro lado, mas acredito que foi dado um passo de gigante para a desertificação desta parte da cidade. Os autores de tal proeza, vem podem limpar as mãos à parede pela obra que fizeram - é a mesma coisa ou pior ainda do que aqueles que destruíram a nossa Praça do Mercado para dar lugar a uma caixotaria de cimento.

Para uns isto é o progresso, para quem lá reside é a morte anunciada da sua rua.

Texto publicado no JORNAL DE NOTÍCIAS
no
dia 18 de Dezembro de 2006, na Página do Leitor.

Ao JORNAL DE NOTÍCIAS os meus agradecimentos

1 Comments:

Blogger a.leitão said...

Como visitante ocasional, apesar de morar próximo, tive oportunidade de passear pela citada zona pedonal 2 meses atrás. A última vez que por lá passei (?) ainda era uma rua com trânsito e estacionamento caótico que não convidava nada a visitas ao local.
Devo confessar que como não utilizador/morador do local resta-me pouca autoridade para falar sobre o assunto, no entanto há muito para analisar nestas circunstâncias, nomeadamente o facto de a actual situação poder constituir para os moradores uma melhor qualidade de vida (se exceptuar-mos os automobilistas).
Este é e será cada vez mais um problema para todos os moradores em zonas históricas das cidades de todo o Mundo. Vide os Bairros históricos de Lisboa, Barcelona ou Madrid, por exemplo.
Parece-me haver no Concelho problemas muito mais candentes pela inépcia dos sucessivos executivos camarários que afectam todo o Concelho e não apenas uma rua com 150 metros.

12:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home