07 dezembro 2024

À MALTA DO PAD 9789

 À MALTA DO PAD 9789

OS CINQUENTENÁRIOS




Faz precisamente neste Natal, 50 anos que passamos juntos o 2.º e último Natal em terras africanas, mais propriamente em Nova Lisboa – Angola.


Claro que foi um Natal com um misto de amizades com todos aqueles que convivíamos no dia a dia lá longe onde o Sol castiga mais e saudades dos nossos que do outro lado do mar tinham o nosso lugar vago na mesa da Ceia de Natal.


Os que estavam de serviço, lá permaneciam no posto de vigia para assegurar a segurança dos que na caserna escreviam aerogramas aos seus entes queridos (Pais, Esposas, Madrinhas de Guerra) antes do sono os tomar.




Também soube este ano através do facebook, que dois dos nossos camaradas furriéis (Valente e Pinto), que tinham vindo de féria à metrópole casar, e que de tal maneira foi dado este nó de amor que festejaram este cinquentenário no decorrer deste ano. Para eles e família os meus parabéns.




Mas no ano que vem (2025), continuamos a festejar outro cinquentenário que é o regresso da Guerra Colonial para junto dos nossos familiares e amigos, ou como se dizia na gíria popular “passamos à peluda”.




Partimos cada um para seu lado, e fomos desenhando o nosso percurso de vida como podemos e soubemos.


Éramos todos jovens e como tal tínhamos sonhos, que fomos realizando, outros não saíram da gaveta dos sonhos porque a vida assim o ditou.

 

 


Na tela da vida, ora pintada com cores de alegria e outras de muita tristeza.


Muitas vezes ficamos de rastos mas havia sempre uma mão amiga que nos levantava do chão e nos aconchegava no cais de apoio que é a família e nos davam alento para continuar.




Alguns dos camaradas da guerra nunca mais nos cruzamos nestes caminhos que percorremos durante estes 50 anos, outros já partiram para os braços do Senhor, e outros quando nos encontramos lá desarrumamos a gaveta das lembranças do passado misturando-as com sorrisos e abraços.


Como me dizia um capelão, na tropa só há duas coisas más, a farda e o resto. Mas pelo menos trouxe esta amizade que nos une e que se não fosse a tropa nunca nos teríamos conhecido.





E pronto, como o texto já vai longo, vou terminar desejando a toda a MALTA DO PAD 9789, um Santo e Feliz Natal e um Bom Ano 2025, com muita Saúde, Paz e Amor, extensivo a todos os familiares, enquadrados nestes festejos cinquentenários, pois na nossa idade, o resto vem tudo por acréscimo.


Fogo à peça rapaziada!


Um abração do OLIVEIRA


Fernando Oliveira – Furriel de Junho