O CINQUENTENÁRIO DA ARN
ASSOCIAÇÃO RECREATIVA
NOVELENSE
A 9 de Junho de 1972, a ARN, tem os seus Estatutos aprovados, e no seu Art.º 1.º do capítulo I, diz o seguinte:
“É criada no lugar de Novelas, freguesia de Novelas, concelho de Penafiel, uma associação de carácter recreativo e de duração ilimitada, denominada Associação Recreativa Novelense”.
A 16 de Junho de 1972, no Cartório Notarial de Penafiel, foi lavrada escritura a constituição da Associação Recreativa Novelense, fundada em 9 de Junho de 1972, tendo a sua sede na Junta de Freguesia de Novelas, sendo o primeiro Presidente eleito o Sr. Manuel Baptista da Silveira.
Assim, a ARN passou a ser um ponto de encontro dos novelenses, que pouco a pouco foi crescendo não só no N.º de associados, como no n.º de modalidades.
De tal forma se impôs que a dada altura até teve direito a nome de rua.
Quem não se lembra dos campeões de Ténis de Mesa, do Grupo de Teatro dirigido pelo amigo Leal, que não só escrevia as revistas com o seu sarcasmo e muito humor, onde por sua vez também ensaiava como participava como actor, Pesca Desportiva, Futsal, do Jornal “O Novelense”, do Atletismo, das Festas da Passagem de Ano, etc..
![]() |
Armando Guedes |
Passado meio-século (1972 - 2022) os Amigos Armando Guedes e o Joaquim Pinto Monteiro, para comemorar tal data, resolveram reunir documentação, fotos e relatar em livro as vivências de todos estes anos da ARN.
Para além disso quem lê o livro fica a saber um pouco de história de Portugal do século passado, assim do que se passava em Novelas, como por exemplo o opositor a Salazar, Humberto Delgado, ter vencido as eleição.
Estas “HISTÓRIAS NO TEMPO” título dado ao livro da Associação Recreativa Novelense 50 anos 1972-2022, é um trabalho notável, já que se há muitas associações com esta idade, poucas são as que registam os acontecimentos vividos em livro, desde a sua nascença até ao seu cinquentenário.
![]() |
Joaquim Pinto Mendes |
Embora super atrasados, não podia deixar de dar os meus parabéns à ARN, e aos amigos Armando Guedes e Joaquim Pinto Mendes, pois gente com esta carolice, infelizmente, está em vias de extinção.
Fernando Oliveira – Furriel de Junho
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home