25 abril 2022

PARABÉNS ABRIL

PARABÉNS ABRIL

 


 

No dia 25 de Abril, o blogue “Penafiel Terra Nossa”, faz anos que nasceu. Há gente que gosta dele, outra que não e outra nem não, nem sim, como em todas as coisas da vida.

Não põe cravo ao peito, nem à janela, para festejar um amigo que nasceu muito antes dele, e foi morto, de morte anunciada, quando tinha apenas um ano e sete meses de vida. Apesar de esse amigo ter desaparecido quando ainda andava a aprender a dar os seus primeiros passos, à por aí quem diga que ele é o culpado de todos os males de que padecemos.

Muitos cúmplices deste assassinato festejam não sei se a morte de Abril, se a curta vida terrena do mesmo, já que vomitam discursos de circunstância, e com desfaçatez colocam cravos na lapela.  

Hoje já são a maioria que habita a casa da Tia em S. Bento, aplaudem ditadores bem-falantes de pé, e batem palmas aos que tocam os tambores da guerra.

A corrupção tornou-se tão banalizada que já foi adquirida como causa colateral da dita democracia, e os partidos são manobrados pelo grande capital, e até os sindicatos são correias de transmissão do aparelho partidário.

A censura e a repressão são em moldes de maneira tão requintada que apenas os mais sensíveis se apercebem que as mesmas existem.

Depois de encerrarem as Portas que Abril abriu do Ary dos Santos, ou como cantou José Mário Branco:  Foi um sonho lindo que acabou / Houve aqui alguém que se enganou, apareceu entretanto José Fanha, a dar-nos uma réstia de esperança com o seu "Eu Sou Português Aqui", apesar de termos o inclino de Belém a dizer-nos que é ucraniano.

Como isto anda tudo do avesso, vou endereçar os “SNÈBARAP” ao Penafiel Terra Nossa, e a todos aqueles e aquelas que trazem o mês de Abril a voar dentro do peito. 

 

Fernando Oliveira – Furriel de Junho